Prefeitura de São Luís registra mais de 1.400 atendimentos on-line na Secretaria Municipal da Fazenda


A Prefeitura de São Luís vem trabalhando em prol de fornecer o melhor ao cidadão ludovicense. Na Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), desde o início da gestão Eduardo Braide, os canais de comunicação foram otimizados com a oferta de atendimento via WhatsApp e aumento do número de postos de atendimento do órgão. 
 
Para o secretário municipal da Fazenda, José Azzolini, todas essas atividades têm como foco fornecer o melhor atendimento ao cidadão. “Estamos trabalhando conforme orientado pelo prefeito Eduardo Braide, em prol do cidadão. Vivemos a era da tecnologia, da celeridade em respostas e resultados e é isso que o contribuinte busca e recebe quando entra em contato com a Semfaz”, garantiu Azzolini. 
 
O atendimento da Semfaz, via aplicativo de mensagens, tem crescido exponencialmente nos últimos meses. De acordo com relatório produzido pela equipe do atendimento do órgão, somente no mês de outubro, foram realizados 1.400 atendimentos, sendo cerca de 350 pessoas atendidas por dia. Os contribuintes têm aderido ao serviço, que fornece celeridade na resolução de demandas com a secretaria. 
 
A abertura de novos postos, com atendimento em horário estendido e também aos sábados, disponíveis em diversos pontos da cidade, possibilitou que o contribuinte tenha acesso ao atendimento presencial do órgão, ajustado à sua realidade. Com a medida, aliada a otimização do atendimento via WhatsApp, um novo comportamento dos contribuintes. Atualmente, o posto de atendimento da sede da Semfaz ainda concentra o maior número de atendimentos, mas as filas e superlotação do setor foram eliminadas. 
 
Atendimento
 
No mês de outubro, a Semfaz realizou um total de 7.493 atendimentos nos postos do órgão e também pelos canais on-line (WhatsApp e e-mail). A sede do órgão concentra 65% do total de atendimentos, cerca de 232 pessoas são atendidas diariamente. Seguido pelo WhatsApp, e-mail e postos de atendimento – Shopping da Ilha, Golden Shopping, Casa do Trabalhador, Shopping Passeio e Terminal do São Cristóvão, respectivamente, que concentram uma média de 125 atendimentos por dia. 
 
A busca pelo site, no endereço eletrônico www.semfaz.saoluis.ma.gov.br concentrou 103.675 acessos e visualizações no mês de outubro. No site, o contribuinte tem acesso a diversos serviços, desde emissão de guias diversas e de impostos como IPTU, além de emissão de alvará, certidões, parcelamento de débitos e também tutoriais explicando como acessar os diversos serviços da Semfaz.
 
Canais de atendimento on-line
 
Para o atendimento on-line, o cidadão deve entrar em contato com a Semfaz, por meio dos canais de atendimento on-line, pelos contatos (apenas WhatsApp): (98) 99162-9940 e 99156-0673, ou pelo e-mail info@semfaz.saoluis.ma.gov.br. 
 
Pelo WhatsApp Semfaz, os contribuintes têm acesso a diversos serviços, dentre eles, emissão de IPTU, alvará, certidão de débitos, certidão de ITBI, guias, notas fiscais, consulta de processos e esclarecimento de dúvidas diversas. 
 
Ao entrar em contato pelo WhatsApp, o contribuinte já recebe todas as orientações sobre o atendimento, o que resulta no atendimento mais célere e com qualidade.

Postos de atendimento
 
Setor de Atendimento da Semfaz (Avenida Kennedy, n° 1455)
 
De segunda a sexta-feira - das 8h às 16h
 
Viva Cidadão (Shopping da Ilha) – Agendamento pelo site do Procon
 
De segunda-feira a sábado - das 10h às 22h
 
Viva Cidadão (Golden Shopping) – Agendamento pelo site do Procon
 
De terça-feira a sábado - das 10h às 22h
 
Viva Cidadão (Shopping Passeio – Cohatrac) – Agendamento pelo site do Procon
 
De segunda a sexta-feira - das 10h às 22h
 
Centro de Apoio ao Trabalhador (Cohab)
 
De segunda a sexta-feira - das 8h às 14h
 
Terminal de Integração do São Cristóvão – Agendamento pelo site do Procon
 
De segunda a sexta-feira - das 7h às 17h



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