Prefeitura de São Luís realiza mais de 67 mil atendimentos na Semfaz este ano


A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), já realizou, este ano, mais de 67 mil atendimentos presenciais na sede do órgão, nos postos de atendimento e também pelos canais on-line, via WhatsApp e e-mail. No relatório com dados sobre o atendimento, dos meses de janeiro a setembro deste ano, a sede da Semfaz é a unidade que mais soma atendimentos.
 
No que se refere aos atendimentos realizados via aplicativo de mensagens, somente no mês de setembro, foram identificados quase 1.400 atendimentos via WhatsApp. No total, desde o começo do ano, já foram realizados mais de 7.800 atendimentos pelo aplicativo. Com o uso mais frequente das ferramentas on-line, as filas e período de espera para o atendimento presencial foram otimizados. 
 
Para o secretário municipal da Fazenda, José Azzolini, esse resultado é fruto das mudanças realizadas no setor, que conta com diversos postos, além do atendimento pelo WhatsApp. “A descentralização e o atendimento on-line são compromissos assumidos pelo prefeito Eduardo Braide e que estão sendo feitos com muita organização e planejamento”, explicou Azzolini. 
 
Serviços
 
A Semfaz não tem medido esforços em busca da excelência na prestação de serviços ao contribuinte. De acordo com relatório de atendimentos, no mês de setembro foram identificados mais de 8 mil atendimentos dentre atendimento presencial e on-line. Desse total, 35% dos atendimentos foram realizados fora da sede, ou seja, nos postos externos e o WhatsApp contribui com 17% dos atendimentos. 
 
O atendimento no posto de atendimento localizado na sede da Semfaz concentrou o maior número de atendimentos, somando mais de 5 mil atendimentos, seguido pelo atendimento via WhatsApp, que recebeu quase 1.400 demandas. Na sequência, ficaram os atendimentos por e-mail (mis de 480) e nos postos localizados nas unidades do Viva do Golden Shopping (cerca de 350), Shopping da Ilha (mais de 300), Centro de Apoio ao Trabalhador (quase 180), Shopping Passeio (mais de 100) e no Terminal do São Cristóvão (quase 60).
 
Site Semfaz 
 
Diversos serviços estão disponíveis no site da Semfaz, no endereço eletrônico www.semfaz.saoluis.ma.gov.br, dentre eles, emissão de guias de impostos como IPTU, ISS e ITBI, manuais explicativos sobre o acesso ao sistema. Os acessos ao site têm aumentado, no período entre 1° de janeiro a 30 de setembro, somou mais de 1 milhão de visualizações. 
 
Canais de atendimento on-line 
 
Para o atendimento on-line, o cidadão deve entrar em contato com a Semfaz, por meio dos canais de atendimento on-line, pelos contatos (apenas WhatsApp): (98) 99162-9940 e 99156-0673, ou pelo e-mail info@semfaz.saoluis.ma.gov.br.
 
Postos de atendimento 
 
Setor de Atendimento da Semfaz (Avenida Kennedy, n° 1455)
De segunda a sexta-feira - das 8h às 16h
 
Viva Cidadão (Shopping da Ilha) – Agendamento pelo site do Procon
De segunda-feira a sábado - das 9h às 21h
 
Viva Cidadão (Golden Shopping) – Agendamento pelo site do Procon
De terça-feira a sábado - das 9h às 21h
 
Viva Cidadão (Shopping Passeio – Cohatrac) – Agendamento pelo site do Procon
De segunda a sexta-feira - das 9h às 21h
 
Centro de Apoio ao Trabalhador (Cohab)
De segunda a sexta-feira - das 8h às 14h
 
Terminal de Integração do São Cristóvão – Agendamento pelo site do Procon
De segunda a sexta-feira - das 7h às 17h



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