Prefeitura apresenta novo sistema da NFSe para profissionais de Contabilidade


A Prefeitura de São Luís, por intermédio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), realizou palestra no auditório da Semfaz sobre o novo sistema da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe) para membros do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MA) e profissionais de Contabilidade associados à instituição.
 
O secretário adjunto de Gestão Tributária da Semfaz, Raul Mendonça, falou sobre o início da modernização do novo sistema tributário integrado da Secretaria e as mudanças que ele acarretará, e enfatizou a qualidade dos serviços que serão disponibilizados como, por exemplo, a certificação digital e consulta. O Diretor de Operações da empresa CTA, Álvaro Brito, explicou a parte técnica do sistema, como benefícios, modelo conceitual, mudanças e as novidades inerentes a ele.
 
O objetivo da palestra foi mostrar a atualização dos sistemas informatizados que trarão grandes ganhos para os empresários e contadores com o mínimo de interferência nos sistemas das empresas contábeis e comerciais, principalmente na NFSe. Raul Mendonça lembrou que os serviços disponibilizados via internet serão cancelamento e substituição de NFSe, consultas cadastrais, tributárias, dívidas e parcelamentos, cujos serviços não precisarão mais do deslocamento dos contribuintes à Semfaz.
 
Com o novo sistema, a nota fiscal eletrônica e a nota fiscal eletrônica avulsa passam a ser compatíveis com tablets, celulares e todos os browsers. Também haverá modificação do modelo impresso da NFS-e / NFSe-A e maior segurança, através de assinatura digital do documento.
 
Dentre as inovações estão previstos também o envio da DESIF (Declaração Eletrônica de Serviços de Instituições Financeiras) pelos bancos, o controle automático de alíquota de acordo com o faturamento e a integração com a Receita Federal, dentre outros serviços. O credenciamento de emissor de NFSe-A poderá ser feito online, sem precisar comparecer a Prefeitura, a partir de sistema parametrizado e com maior facilidade de manutenção.
 
Esta foi a primeira de uma série de palestras que acontecerá em outras associações e entidades de classe em uma campanha de esclarecimento aos contribuintes sobre o novo sistema da NFSe. Também serão realizados treinamentos para capacitar os usuários externos para utilização dos diversos aplicativos que serão disponibilizados pela Semfaz.
 



Voltar mais notícias