Quarta parcela do IPTU 2020 vence na próxima quarta-feira (7)


A quarta parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU 2020 vence na próxima quarta-feira (7). Os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado do imposto, poderão emitir a guia no site da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), no endereço eletrônico www.semfaz.saoluis.ma.gov.br. Parcelas em atraso podem ser emitidas no sistema com acréscimos de multas e juros. 
 
Para emissão das guias de pagamento do imposto, o contribuinte deve ter em mãos a inscrição imobiliária, ou o CPF do proprietário do imóvel e ficar atento as informações solicitadas no sistema e disponíveis no boleto sobre o pagamento. Desde o ano passado, a Prefeitura de São Luís optou pelo lançamento digital do IPTU, a exemplo de impostos como o IPVA que são lançados somente em plataforma digital. 
 
De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues, a medida, além de economizar recursos com produção, impressão e distribuição dos carnês, visa facilitar o acesso do cidadão ao imposto. “Tivemos uma redução superior a R$ 200.000,00 com o IPTU, que gerou o impacto positivo, pois revertemos essa quantia em outras atividades realizadas pela Prefeitura”, explicou. 
 
Outras parcelas podem ser emitidas a qualquer tempo no portal da Semfaz. Para os contribuintes que não tenham a inscrição imobiliária ou o CPF vinculado ao cadastro, a orientação é que busquem o atendimento presencial do órgão, nos postos de atendimento localizados na sede da Semfaz – Avenida Kennedy, n° 1455, Bairro de Fátima, aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no Viva – Shopping da Ilha, que funciona de segunda-feira a sábado, das 12h às 20h, ou no Centro de Apoio ao Trabalhador, aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h e fica localizado na Avenida 18, número 11, bairro COHAB ANIL III – em frente ao terminal de ônibus das linhas Cohab-Cohatrac. 

PAGAMENTO FACILITADO 
 
Para facilitar o acesso do cidadão ao imposto, a municipalidade lançou uma nova ferramenta. Por meio do Sistema Integrado de Pagamento de Tributos com o Banco do Brasil, os contribuintes poderão usar o sistema para pagar, o IPTU. Para isso, basta ter instalado no smartphone, o aplicativo do banco. 
 
A integração entre os sistemas da Semfaz e do Banco do Brasil permite ajudar os contribuintes a efetuarem o pagamento do imposto com mais facilidade e comodidade, sem sair de casa, principalmente neste período de pandemia. 
 
Para quem optar pelo pagamento do IPTU através da ferramenta, é bem simples. No aplicativo, basta ir no menu, escolher a opção “pagamentos. Em seguida é só clicar em “impostos e taxas” e depois em “IPTU”. Feito isso, escolha o estado – MARANHÃO e clique em SÃO LUÍS. Para finalizar, preencha os dados do imóvel e pague o imposto.
 



Voltar mais notícias