Prefeitura de São Luís empossa novos auditores fiscais da Fazenda


Com chamamento, gestão municipal tem como objetivo prestar cada vez mais um serviço de qualidade à população da capital; semana passada gestor também autorizou convocação de mais de 560 aprovados em concurso da Educação.
 
A Prefeitura de São Luís empossou, na tarde de segunda-feira (16), oito novos auditores fiscais aprovados em concurso da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz). A pasta não realizava concursos há mais de 30 anos e, apesar do cenário de crise econômica, a Prefeitura de São Luís tem investido na realização de concursos públicos, visando a melhoria dos serviços oferecidos para a população.
 
Durante a posse dos novos servidores, o prefeito Edivaldo destacou que a ação é resultado da reestruturação dos serviços públicos implantada em sua gestão.“Quando assumi a Prefeitura de São Luís encontrei a administração municipal desorganizada, com diversos serviços desestruturados.Com planejamento, superamos todas as dificuldades. O investimento em concursos públicos faz parte desta política, pois garante a renovação e o reforço do funcionalismo municipal e a melhoria dos serviços prestados à população. Temos feito concurso em áreas que há décadas não faziam novos certames”, disse o gestor referindo-se a certames realizados por sua gestão nas áreas de Educação, Assistência Social, Procuradoria-Geral, Controladoria-Geral e Fazenda.
 
“O investimento em concursos públicos faz parte desta política de melhoria do serviço ofertado à população, pois garante a renovação e o reforço do funcionalismo municipal e a melhoria dos serviços prestados à população. Temos feito concurso em áreas que há décadas não faziam novos certames”, disse o gestor referindo-se a certames realizados por sua gestão nas áreas de Educação, Assistência Social, Procuradoria-Geral, Controladoria-Geral e Fazenda*.
 
Acompanharam o prefeito Edivaldo, o vice-prefeito, Julio Pinheiro; os secretários municipais de Fazenda, Delcio Rodrigues; de Trânsito e Transportes, Israel Pethros; o Procurador-Geral do Município, Domerval Alves; o controlador-Geral do Município, Jackson Castro; a secretária adjunta de Administração de Pessoas (Semad), Fabrícia Alves; e a presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais de São Luís, Nayde Carvalho Fonseca.
 
O vice-prefeito, Julio Pinheiro, afirmou que o compromisso do prefeito Edivaldo em realizar concursos públicos tem como resultado o fortalecimento do ente público. “Esta é uma medida muito importante que tem sido tomada nesta gestão para garantir a continuidade da prestação dos serviços públicos com qualidade e eficiência, além de fortalecer o compromisso da Prefeitura de São Luís com a legalidade, transparência, eficiência, ética e moral”, comentou.
 
NOVOS AUDITORES
 
O último concurso público para a Secretaria Municipal de Fazenda havia sido realizado em 1988. Após grandes esforços realizados pela atual gestão municipal, a Prefeitura de São Luís autorizou e realizou, em 2018, o concurso público para o provimento de 10 vagas mais cadastro de reserva (oito vagas para abrangência geral e duas para área de tecnologia da informação) para o cargo de Auditor Fiscal de Tributos.
 
Em 2019, foram convocados e empossados 18 aprovados no concurso. Ainda em 2019, outros dois candidatos foram chamados e tomaram posse. Agora, mais oito aprovados no certame foram empossados. Com isto, a Semfaz passa a contar com sete auditores fiscais na área de TI e 13 nas demais áreas de fiscalização. 
 
O titular da Semfaz, Delcio Rodrigues, informou que os novos auditores fiscais possibilitarão mais eficiência e eficácia na prestação de serviços da Secretaria da Fazenda. “Com a defasagem de profissionais causada pelos 30 anos sem concurso houve o aumento de demandas, por isso, a realização do certame se tornou de grande necessidade. Os novos auditores fortalecerão a prestação dos serviços no âmbito da Fazenda, consolidando avanços para um serviço público de qualidade”, disse.
 
Para recepcionar os novos auditores, será promovido, no período de 23 a 27 de março, no Auditório da Semfaz, o Curso de Formação dos Auditores Fiscais, que tem como objetivos principais apresentar aos novos servidores a secretaria com o resumo das ações de cada setor, visando a integração dos novos auditores à equipe de trabalho; a apresentação de projetos em desenvolvimento e daqueles que se encontram em fase de planejamento, para que possam ser inseridos; discussão sobre os principais aspectos da legislação específica.
 
CONCURSOS
 
A gestão do prefeito Edivaldo já realizou concursos na Controladoria-Geral do Município (CGM), na Procuradoria-Geral do Município (PGM), na Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), na Secretaria Municipal da Educação (Semed), e Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz). 
 
Semana passada, o prefeito autorizou a convocação de mais 566 aprovados no último concurso para Secretaria Municipal de Educação (Semed) e de 42 profissionais para preenchimento de vagas remanescentes que não foram preenchidas quando da última chamada, realizada em fevereiro deste ano. A entrada de novos profissionais na rede vai beneficiar mais de 100 mil alunos da Prefeitura de São Luís. 
 
Em alinhamento com o Programa de Valorização do Servidor Público estão sendo promovidos avanços na gestão de pessoas através do planejamento e execução de concursos públicos, prorrogação de prazos e convocação de candidatos aprovados para provimento de vagas no município.



Voltar mais notícias