Prefeitura de São Luís realiza treinamento para uso de ferramenta "Business Intelligence"


Ferramenta permite a geração de relatórios de lançamento e arrecadação, facilitando a visualização de informações; tecnologia integra investimentos em modernização de processos da Semfaz realizados pelo prefeito Edivaldo
 
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) tem investido, nos últimos anos, em alta tecnologia, com o objetivo de obter melhorias dos seus processos de negócios. Tais investimentos, realizados pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, têm levado ao registro e controle de atividades operacionais de forma inédita. Nesse sentido, foi realizado na quarta (23) e quinta-feira (24), na sede do órgão, treinamento para uso e aplicação da ferramenta “BI” – Business Intelligence, dispositivo que tem como função gerar relatórios orçamentários, financeiros, entre outros, em tempo real. O treinamento, foi realizado pelos técnicos da empresa Xtreme Digital, que criou e implantou a ferramenta no município de São Luís.
 
A ferramenta permite o cruzamento automatizado entre fontes de dados internas e externas, facilitando a visualização de informações, com grande capacidade de análise de respostas, além de relatórios sob demanda e em tempo real, painéis de indicadores corporativos, conhecimento interno da organização e análise de tendências e de cenários futuros são exemplos de alguns benefícios que serão obtidos com a Business Intelligence.
 
De acordo com o secretário municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues, a gestão do prefeito Edivaldo vem realizando inúmeras ações de modernização do fisco municipal com o objetivo de aprimorar os serviços prestados aos contribuintes. “Através das ações contempladas pelo Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT), a Prefeitura vem aprimorando a prestação de serviços inerentes ao fisco. A aquisição da ferramenta ‘BI’, contemplada pelo PMAT, faz relatórios e cruzamentos de informações que irão aperfeiçoar os sistemas do órgão com o desenvolvimento da mesma”, explicou o titular da pasta.
 
FERRAMENTA
 
A ferramenta permite a geração de relatórios e cruzamentos de informações, além de disponibilizar a visão do crescimento e queda de arrecadação por segmentos econômicos, com possibilidade de detalhamento e, também, permite a comparação entre receitas e despesas, assim como apresenta painéis de evolução das receitas.
 
Segundo o Superintende de Informática da Semfaz, Diego Lima Falcão com a ferramenta, a geração de relatórios do Sistema Tributário Municipal (STM) e o Sistema Integrado de Orçamento e Planejamento (SIOP) da Prefeitura de São Luís, será muito mais célere, eficiente e trará segurança aos usuários e contribuintes.
 
“Todos os relatórios serão gerados em tempo real, o que beneficia os usuários, visto que antes, o processo de gerar os relatórios era muito lento. Além disso, a ferramenta contempla as áreas de lançamento, arrecadação, fiscalização, orçamentário e dívida ativa”, esclarece.
 
Participaram do treinamento, os auditores fiscais de tributos da Semfaz, que terão acesso ao sistema e poderão fazer levantamentos com base nos relatórios emitidos pela nova ferramenta, que irá beneficiar diretamente nas ações de fiscalização desempenhadas pelo órgão, além de superintendentes e coordenadores das áreas de lançamento, atendimento, cadastro e fiscalização da Fazenda Municipal.



Voltar mais notícias