Prefeitura de São Luís investe em tecnologia e ganha eficiência dos serviços do Fisco Municipal


Prefeitura de São Luís registra aumento nos acessos ao portal da Semfaz onde estão disponíveis serviços do órgão
 
A Tecnologia da Informação (TI) está aplicada às mais diversas áreas. Atualmente, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), tem investido em melhorias em tecnologia, visto que cerca de 85% dos serviços ofertados pelo fisco podem ser acessados pela internet, o que tem influenciado diretamente no aumento no total de acessos ao portal eletrônico do órgão (www.semfaz.saoluis.ma.gov.br) e na arrecadação municipal. Ao longo dos últimos anos, o acesso ao portal da Semfaz cresceu. Em 2016, foram registrados mais de um milhão de visualizações, no ano seguinte, o total aumentou para mais de um milhão e seiscentas mil visitas ao site do órgão.
 
Para o secretário municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues, esse crescimento é resultado das melhorias  realizadas pela equipe de TI da Semfaz. "Constantemente analisamos os acessos para verificar dados como a quantidade de novos usuários, duração média de cada sessão e também para conhecer como o contribuinte tem reagido a mais esta possibilidade de realizar as demandas pertinentes ao fisco municipal", explicou.
 
Por anos, a Prefeitura de São Luís vem aprimorando os serviços relativos ao fisco municipal, ofertados aos contribuintes pela internet. Atualmente, um dos serviços que mais tem se destacado é a emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFSe). O motorista Manoel de Jesus Almeida emite NFS constantemente. "Há anos atrás, semanalmente eu tinha que vir até a Semfaz para emitir uma nota fiscal, agora, eu acesso o sistema até do meu celular, o que facilitou e muito o meu dia a dia", afirmou.
 
Além da emissão de NFSe, outra demanda que pode ser resolvida de casa, ou do trabalho, pelo computador, notebook, tablet ou celular é com relação ao IPTU. O contribuinte pode emitir boleto do IPTU, assim como consultar a nova inscrição imobiliária e a ficha do imóvel. A médica Maria Pessoa conseguiu verificar todo o débito de IPTU da casa de sua família pelo portal eletrônico da Semfaz. "Desde o falecimento do meu avô, há sete anos, não foi mais pago o IPTU da casa onde ele morava, este ano decidimos saber em quanto estava a dívida e eu verifiquei tudo pelo computador de casa, só precisei vir a Semfaz para aderir ao Refaz que também conheci através da internet", garantiu.
 
Mais um dos avanços alcançados pelo fisco municipal, por meio da TI, foi a implantação definitiva do módulo eletrônico do Imposto para Transferência de Bens Imóveis (ITBI-e), que foi criado com o objetivo de facilitar, agilizar e dar mais segurança aos envolvidos no processo de transferência de imóveis.
 
Pelo portal eletrônico da Semfaz (www.semfaz.saoluis.ma.gov.br), o contribuinte tem acesso ao Sistema Tributário Municipal (STM), onde poderá emitir documentos fiscais, verificar isenção do pagamento de impostos como o IPTU, emitir guia e diploma de alvará, solicitar certidões negativas e declarações eletrônicas de serviços das instituíçoes financeiras (DES-IF), entre outros serviços e informações sobre a Fazenda Municipal.
 
BENEFÍCIOS
 
A Tecnologia da Informação aliada ao fisco municipal resulta em celeridade nos processos e demandas, traz mais segurança fiscal e facilidade para o contribuinte e também para o servidor municipal, além da disponibilidade integral aos serviços prestados pela Semfaz. A TI permite um avanço nas questões referentes à eficiência e transparência no processo de gastos municipais.
 
DOMICÍLIO FISCAL
 
Mais um dos avanços tecnológicos realizados no âmbito da Fazenda Municipal, é a implantação do Domicílio Eletrônico, que dá ao contribuinte a oportunidade de acessar os serviços ofertados pela Semfaz com sigilo através de aparelho cadastrado por este, sem a necessidade de se deslocar até o órgão para acompanhar seus processos e demandas.
 



Voltar mais notícias