Diretoria do Conselho Regional de Contabilidade visita Prefeitura


A Prefeitura de São Luís recebeu, na sede da Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), na última terça-feira (9), os conselheiros empossados do Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRC-MA) para apresentação formal dos atuais representantes da categoria. Durante a reunião, os novos conselheiros deram continuidade ao diálogo já aberto, entre a categoria e a Semfaz.
 
Tendo em vista a posse recente do presidente do Conselho, foi discutida e organizada a continuidade do diálogo entre as partes. Os contadores são uns dos principais usuários dos serviços oferecidos pela Semfaz. Na reunião, a Fazenda apresentou o que está sendo implementado, além de receber novas pautas do atual presidente do Conselho.
 
Segundo o secretário municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues, o diálogo constante com as mais diversas categorias é de suma importância para o desenvolvimento e crescimento pontual da arrecadação municipal e a efetivação e promoção da justiça fiscal. "O CRC é o órgão representativo dos contadores e esse diálogo nos auxilia a medir como está sendo a efetividade dos serviços prestados pela Semfaz para os seus principais usuários", pontuou o titular da pasta.
 
Durante o encontro, diversos assuntos foram pontuados, dentre eles, o novo Código Tributário Municipal (CTM); o atendimento aos grandes contribuintes, contadores e advogados; a implantação de sistema eletrônico para acompanhamento de processos diversos; melhorias a curto, médio e longo prazo no que se refere às demandas referentes à categoria.
 
Para a secretária adjunta de Gestão Tributária, Monique Pontes, que também participou do encontro, a Semfaz está de portas abertas para qualquer contribuinte ou instituição que busque explicações ou que queira fazer sugestões para melhoria dos trabalhos.
 
"Na reunião de hoje, além de conhecermos parte da nova diretoria, pudemos tratar de ações importantes como as novidades trazidas com o Código Tributário de 2017, as medidas que estão sendo adotadas para melhoria do atendimento presencial e eletrônico, a mudança para nova sede, o cronograma de treinamentos que poderão ser compartilhados, dentre outros", afirmou a adjunta.
 
APROXIMAÇÃO
 
De acordo com o presidente do Conselho, João Conrado Carvalho, com a apresentação da nova diretoria, o CRC tem como objetivo estreitar laços com a Semfaz. "A nossa principal intenção é realizar novos convênios, discutir a implantação do CTM e verificar a renovação do nosso assento no Conselho de Contribuintes do órgão", assegurou o representante.
 
Participaram da reunião o secretário municipal da Fazenda, Delcio Rodrigues; a secretaria adjunta de Gestão Tributária, Monique Pontes; o presidente da Comissão Permanente de Prestação de Contas do Município, Antônio Veras; e os representantes do CRC-MA, dentre eles, o presidente do Conselho, João Conrado Carvalho; e os membros Helcimar Belém; Franklin Pacheco; Ronaldo Ewerton; José Carlos Moraes; Rafael Facundes; e Radamesse Bezerra.



Voltar mais notícias