Prefeitura planeja modernização dos sistemas administrativos
Compartilhar notícia
A Prefeitura de São Luís ampliará o processo de modernização dos sistemas administrativos. Esta semana, as secretarias municipais envolvidas diretamente com a área administrativa deram início à formatação de projetos que viabilizem melhores ferramentas estruturais, tecnológicas e gerenciais na gestão pública municipal.
O titular da Semfaz, Raimundo Rodrigues, destacou que o prefeito Edivaldo incentiva a modificação do atual cenário da área administrativa e afirmou que o encontro com as secretarias serve para definir as prioridades. “Isso vai permitir que a gente defina as necessidades no que se refere à garantia de um serviço melhor prestado pelo Município ao cidadão ludovicense”, disse.
Entre as secretarias envolvidas nesse processo estão Fazenda (Semfaz), Administração (Semad), Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) e Informação e Tecnologia (Semit), além da Central Permanente de Licitação (CPL), Procuradoria Geral do Município (PGM) e Controladoria Geral do Município (CGM).
O recurso para a modernização administrativa será proveniente do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM), do governo federal. A adoção de novas tecnologias e procedimentos mais modernos nas áreas administrativas proporcionará maior transparência e participação do cidadão no processo de gestão, agilidade e segurança nos controles internos, redução de custos administrativos, aperfeiçoamento do controle tributário, entre outros benefícios.
De acordo com o titular da Seplan, José Cursino Raposo, o foco de elaboração do projeto é a melhoria dos serviços oferecidos ao cidadão. “É necessário aperfeiçoar cada vez mais a prestação dos serviços públicos. A cidadania exige, os cidadãos pagam seus impostos e eles necessitam ter um retorno”, afirmou Cursino.
Para possibilitar que os gestores municipais otimizem o processo de gestão e organizem a arrecadação tributária, o governo federal criou o Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM). O PNAFM contempla ações que visam à modernização da gestão administrativa e fiscal, incluindo a capacitação de técnicos e gestores municipais, implementação de ações e sistemas destinados ao controle da arrecadação, atendimento ao cidadão, controle financeiro, aquisição de equipamentos de informática, infraestrutura e geoprocessamento referenciado.
Compartilhar notícia